quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Medeia

Medeia - Comentário
O intuito deste texto é fazer um comentário da Tragédia grega intitulada “Medeia”, escrita por Eurípedis. Para melhor entendimento dos leitores, se faz necessário, primeiramente remontar à antiguidade grega e buscar uma sucinta descrição do significado que palavra Tragédia representou para a singular e admirável cultura grega.
Para os gregos, a tragédia definia uma forma artística, eram encenações das ações humanas envolvendo questões familiares e sociais. A tragédia em questão trata das conseqüências das ações de uma mulher apaixonada e vingativa.
Medeia, foi até as últimas conseqüências para se vingar da traição de seu marido, Jasão. Ela que habituada a trabalhar com magia e venenos, utilizou-se destes artifícios para causar a morte das pessoas queridas e próximas a Jasão. Matando a nova esposa, sogro e os próprios filhos frutos de sua união com o traiçoeiro marido. Medeia não se sente arrependida em nenhum momento de suas nefastas atitudes.
A personagem principal e sem escrúpulos bem sabe que sua natureza é de alguém que é capaz das piores ações para atingir seus objetivos, que nesta caso era a vingança à Jasão, o homem que outrora a fez trair a própria terra e família, como prova de seu amor. Medeia ao final da trágica história, acaba sem família, sem terra, e sem amor. Perdeu tudo que alguém pode querer de mais precioso em vida.
            Afinal a vingança desta mulher não trouxe felicidade a sua vida, mas sim mais desgraças. O intuito de Eurípedes, está explícito, foi realmente causar sentimentos e pavor ou repúdio do público, ou catarse. Pois a assassinato cometido por Medeia pelas próprias mãos de seus filhos, foi o ato extremo de crueldade e loucura da personagem que choca qualquer ser humano comum.
Algo interessante é perceber a influência que os deuses tem na vida destas personagens, pois Medeia e outros na encenação, sempre recorrem às divindades para serem testemunhas ou pedir aprovação destes.


2 comentários:

  1. É muita pretensão dos seres humanos pedirem autorização dos deuses para matar as pessoas. Por isso que há muitos atos de loucura por ai, de pessoas que matam as outras "em nome de Deus".

    ResponderExcluir
  2. A obra "Medéia" com certeza é um dos melhores exemplos quando se trata de tragédia. Mostra o lado obscuro de um ser humano que é acometido pelo amor psicótico e não mede suas ações para obter vingança, e até mesmo deixar de lado seu lado materno, matando seus próprios filhos para satisfazer um desejo de vingança!

    ResponderExcluir