segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Muito barulho por nada -Shakespeare

O Príncipe Dom Pedro, seu irmão bastardo Dom João e seus nobres Cláudio e Benedito regressam da guerra para Messina. Claudio se apaixona por Hero, a filha de Leonato- governador de Messina.  Já Benedito não suporta Beatriz, a sobrinha de Leonato que possui uma língua afiadíssima. Ambos ficam durante quase toda peça fazendo ofensas um ao outro. Cláudio pede ajuda a Dom  Pedro para se casar com Hero. Este o ajuda, mas há um desentendimento que faz Cláudio pensar que seu amigo, Dom Pedro, o traiu. Depois tudo é resolvido. Então Cláudio e Hero se prepararam para o casamento.
Entre os acontecimentos Leonato, Claudio e Hero decidem com a ajuda de Don Pedro, enganar Benedito e Beatrice, fazendo com que confessem seu amor um ao outro.
Entre em cena Dom João, que inveja seu irmão Dom Pedro e detesta Cláudio. Ele arma com um de seus seguidores- Conrado, para acabar com o casamento de Claudio. Conrado deveria levar uma ama de Hero, Margarete,  até a janela da jovem antes do casamento. Então Dom João leva Dom Pedro e Cláudio para a casa de Leonato, onde eles vêem o encontro de Margarete com o Conrado e se convencem de que a mulher na janela é Hero.
Paralelamente a isso, Conrado comenta com alguém a armação de Dom João, e alguns guardas ouvem e os predem. Eles tentam avisar Leonato da armação, mas não conseguem a tempo. O insensato vigilante Dogberry gerencia a detenção dos tenentes de Don João..
No dia seguinte, Claudio humilha Hero publicamente no casamento e a rejeita. Ela desmaia e Leonato, seu pai, é persuadido pelo Monge a fingir que ela está morta até que a situação seja resolvida.
Claudio descobre toda a verdade e fica devastado ao saber que matou  Hero com falsas acusações. Ele implora a Leonato por uma punição, e Leonato diz a ele que sua punição é casar com sua outra sobrinha, que é quase uma cópia da sua falecida filha Hero. Cláudio passa a noite em luto velando por Hero e declara a todos sua inocência.
Dom João escapa de Messina.
Na manhã seguinte, Claudio vai se casar com a prima de sua amada Hero, e quando remove o véu descobre que ela é na verdade Hero. Eles ficam muito felizes.  Beatriz e Benedito quase se separam ao descobrirem que eles foram enganados para que confessassem seus sentimentos um ao outro. No final, quando esta tudo resolvido, Dom João é preso e trazido de volta para enfrentar seu castigo. Benedito e Beatrice acabam se casando .

Esta história shakespeareana denuncia os intempérios que podem surgir no amor. Existem tramas e armações para que as pessoas se unam. Percebemos que todos acontecimentos estão voltados para a realização efetiva ou para a atrapalhar da relação amorosa. É muito bem retrado sentimentos mais gerais da humaniodade, como o ciúmes, a inveja, a lealdade, infidelidade, vingança e amor.

2 comentários:

  1. Ainda bem que todas as confusões acabaram sendo esclarecidas e encerradas no final, sem cair um pingo de sangue por tais bobagens.

    ResponderExcluir
  2. Bom resumo. Essa comédia é uma das melhores obras escritas por Shaksper, misturada com romance e comédia e deixa a hstória mais fascinante...

    ResponderExcluir